Logon
Você está em: Guia FarmacêuticoMedicamentos de Atenção Especial
Medicamentos de Atenção Especial
Medicamentos de atenção especial são aqueles que devem ser utilizados com maior cuidado, por oferecerem riscos aos pacientes se utilizados incorretamente. 
 
A escolha dos medicamentos de atenção especial é definida pela Comissão de Farmácia e Terapêutica, visando aumentar a segurança do paciente ao implantar cuidados adicionais nos processos de recebimento, armazenamento, identificação, dispensação, preparo, administração e monitoramento clínico.
 
São considerados medicamentos de atenção especial:
- Medicamentos de alta vigilância
- Quimioterápicos injetáveis
- Soluções analgésicas 
- Nutrição parenteral
- Medicamentos com fonética e aparência semelhantes
 
1) Medicamentos de Alta Vigilância
 
Medicamentos de Alta Vigilância, ou medicamentos potencialmente perigosos, são aqueles que apresentam risco aumentado de provocar danos significativos aos pacientes em decorrência de falha no processo de utilização. Os erros que ocorrem com esses medicamentos não são os mais frequentes, porém suas consequências tendem a ser mais graves, podendo ocasionar lesões permanentes ou a morte.
 
Os medicamentos eleitos como de alta vigilância são identificados com a etique 'Medicamentos de alta vigilância', uma etiqueta com triângulo vermelho e uma mão simbolizando 'pare'.
 
 Etiqueta Alta Vigilância.jpg
 
Barreiras de seguranças específicas para os medicamentos de alta vigilância:
1. Identificação dos medicamentos com etiqueta 'Medicamentos de alta vigilância' na embalagem primária do produto e após a diluição (com exceção dos eletrólitos).
2. Gavetas, armários, prateleiras, paletes e caixas identificados com a cor vermelha.
3. Cadastro no Tasy com a descrição 'Alta Vigilância', visível também na prescrição.
4. Identificação na prescrição eletrônica com a cor amarela e na prescrição manual com caneta marca texto amarela, de modo a permitir monitoramento clínico diferenciado.
5. Duplo check no preparo e administração do medicamento.
6. Os eletrólitos concentrados recebem, além da etiqueta 'Medicamentos de alta vigilância', uma etiqueta preta com a orientação 'Dilua antes de usar'.
 
 
7. O acesso a informações sobre esses medicamentos é garantido através das fichas técnicas disponíveis no Guia Farmacêutico, com dados sobre a posologia, preparo e administração, interações medicamentosas, situações que exigem atenção especial e como agir em situações de emergência. Informações também estão disponíveis na Diretriz para Medicamentos de Alta Vigilância.
8. Impossibilidade de prescrever à distância.

2) Soluções Analgésicas
Há 3 tipos de soluções analgésicas padronizadas no HSL (venosa, plexular e peridural), além da possibilidade de prescrição de analgesia individualizada. A prescrição e administração destas soluções são supervisionadas pelo Serviço de Tratamento da Dor. O preparo é realizado na Farmácia da UTI através de processo diferenciado para garantia de segurança no preparo e dispensação destas soluções.

3) Antineoplásicos Injetáveis
Os quimioterápicos injetáveis são manipulados em cabine de segurança biológica na Farmácia da Oncologia. Os medicamentos manipulados são sinalizados com etiqueta de identificação de produtos químicos. Sua dispensação e administração ocorrem através de dupla checagem. Pacientes em uso de antineoplásicos são acompanhados por equipe multiprofissional especializada.

4) Nutrição Parenteral
A Nutrição Parenteral pode ser industrializada ou manipulada individualmente por empresa especializada.
A prescrição e administração são acompanhadas pela equipe da EMTN. A solicitação, conferência e dispensação são de responsabilidade do farmacêutico. Há fluxo específico para garantia das condições de transporte e chegada e conformidade entre fórmula prescrita e recebida. A administração ocorre após dupla checagem.
 
 
5) Fonéticas Semelhantes
São medicamentos com grafia ou sons semelhantes que podem gerar confusões e erros nas diversas estapas do processo de utilização de medicamentos.
Para prevenir este tipo de ocorrência foi criada uma lista (anexo abaixo) utilizando a estratégia de letras maiúsculas e minúsculas para favorecer a diferenciação das as principais combinações que podem ocasionar erros potencias.

 

6) Aparência Semelhantes 

São medicamentos com embalagens primária ou secundária semelhantes, ou com mais de uma apresentação comercial, que podem favorecer erros referentes a troca de medicamentos. Esses medicamentos possuem o armazenamento distanciado nos locais de estoque.

 
Acesse o folder de medicamentos de alta vigilância e a lista de medicamentos com fonética ou grafia semelhantes: