Logon
Você está em: Guia FarmacêuticoInformações de ApoioPrincipais Normas e Procedimentos da Farmácia
Principais Normas e Procedimentos da Farmácia

​Garantia da Disponibilidade de Medicamentos e Materiais Urgentes (Quali.doc: CORP-POL-FARM-001)

O Hospital dispõe de carros para o atendimento das paradas cardiorrespiratórias (PCR), além da maleta/mochila de transporte e emergência com medicamentos e materiais suficientes para o atendimento. A logística de atendimento da Farmácia Central prioriza as urgências, enviando os medicamentos em um tempo máximo de 30 minutos, via tubo pneumático ou elevador. Cada Área/Unidade mantém um estoque local para o atendimento das urgências que não podem aguardar mais de 30 minutos. Algumas unidades dispõe de dispensário eletrônico e há kits específicos de acordo com os protocolos institucionais (Kit Sepse, Kit Analgesia e Kit Passagem de Cateter Central). Serviços especializados como o Centro de Oncologia, o Centro Cirúrgico, a UTI e o Pronto-Atendimento mantêm uma farmácia própria para viabilizar o atendimento local.

Utilização de Amostras Grátis de Medicamentos (Quali.doc: CORP-POL-FARM-001)

É expressamente proibida a circulação de amostra grátis de medicamentos. Não é permitido receber, armazenar, dispensar e utilizar.

Liberação de Medicamentos e Materiais Descartáveis na Alta Hospitalar (Quali.doc: CORP-PRO-FARM-024)

Nos casos em que a enfermagem ou a equipe médica avalia a necessidade de liberar os medicamentos e materiais para a manutenção do tratamento para as 24 horas após a alta hospitalar ou período necessário de acordo com o horário e data da alta hospitalar, a Farmácia poderá liberar os medicamentos e materiais necessários para não comprometer o tratamento até que o paciente ou o responsável tenha condições de adquiri-los. Para pacientes filantrópicos, os medicamentos e materiais descartáveis são dispensados para um período de 30 dias, com exceção dos medicamentos controlados, cujo fornecimento é para no máximo uma semana. O paciente deverá ser incentivado a providenciar os medicamentos e materiais descartáveis em fornecedores externos. Quando houver liberação na alta hospitalar, os medicamentos e materiais deverão constar na prescrição médica.

Uso de Medicamento Próprio (Quali.doc: CORP-PRO-FARM-065)

A utilização de medicamentos trazidos pelo paciente somente será permitida para os medicamentos:

  • Obtidos na Secretaria da Saúde (exemplos: tuberculostáticos, antivirais, imunossupressores, medicamentos de alto custo e outros);
  • Importados sem registro no Ministério da Saúde;  
  • Medicamentos de estudo clínico, em caso de paciente que faça parte de alguma pesquisa clínica;
  • Medicamentos em falta no mercado; 
  • Contraceptivos orais;
  • Homeopáticos e fitoterápicos cuja aquisição no comércio seja difícil.

Todos os medicamentos deverão ser de conhecimento do médico e deverão estar prescritos no prontuário médico. O paciente deverá assinar o Termo de Responsabilidade do Medicamento de Propriedade do Paciente, a fim de que seja documentada a responsabilidade do paciente pela origem e condições técnicas do medicamento. O farmacêutico avalia a origem, data de validade, registro, integridade da embalagem e identificação do produto com a finalidade de garantir a segurança do paciente e do Hospital.